Praia fluvial no Santuário de Santo Antão da Barca vai ser uma realidade

01 Abr '19

Entidades já assinaram protocolo de colaboração

O Município de Alfândega da Fé, a Confraria de Santo Antão da Barca e a EDP assinaram recentemente um protocolo de colaboração para a criação de uma zona de fruição junto ao Santuário de Santo Antão da Barca. Um investimento de 395 mil euros que vai permitir a construção de uma praia fluvial na barragem do Baixo Sabor. Uma obra necessária para dinamizar a zona dos Lagos do Santuário, inserida nos cerca de 70km de Lagos do Sabor.

A autarquia ficará responsável pelas obras, estando o financiamento a cargo da EDP. Após a construção do empreendimento, a Confraria terá a responsabilidade de dinamizar e manter as infra-estruturas de apoio que serão um foco de atração turística para no concelho.

Também o acesso direto através do IC5 está a ser pensado. O Município tem procurado soluções junto das entidades competentes para resolver esta questão. A ligação atual é, no entender da autarquia e da Confraria, um constrangimento no acesso ao Santuário e, consequentemente, no acesso à futura zona de fruição. Um assunto que a Câmara Municipal está a trabalhar e espera ver resolvido logo que possível.