Dia da Municipalidade de Alfândega da Fé celebrado com palavras e sons da tradição popular

02 Mai '19

No próximo dia 8 de maio celebra-se o Feriado Municipal de Alfândega da Fé, este ano dedicado às tradições orais e escritas, homenageando desta forma poetas populares do concelho.

A partir das 15h00, a Casa da Cultura Mestre José Rodrigues vai estar “à conversa sobre música e escrita popular”, uma tertúlia que conta com a presença do musicólogo Mário Correia, do Centro de Música Tradicional Sons da Terra, que apresentará as “Mulheres que (en)cantam em terras transmontanas” e do escritor e etnólogo Alexandre Parafita, que falará sobre “Os tesouros da memória na arte verbal transmontana”.

Em jeito de homenagem, a Presidente da Câmara Municipal de Alfândega da Fé, Dr.ª Berta Nunes, vai apresentar o livro “Reflexões em Verso”, uma obra póstuma de Antónia da Conceição, natural do Pombal, falecida em março deste ano, com 91 anos de idade e que deixou um vasto conjunto de escritos que exprimem em verso os seus pensamentos e reflexões sobre o quotidiano, dos quais se fez uma seleção que a Câmara Municipal e a União de Freguesias de Pombal e Vales entenderam justo dar a conhecer ao público.

Haverá ainda um espaço dedicado à leitura de poemas populares. Etelvina Gama, de Ferradosa e António Couraceiro, de Alfândega da Fé, vão recitar alguns dos seus versos.

O programa das comemorações do Feriado Municipal de Alfândega da Fé termina, pelas 18h00, com um concerto de música popular, trazendo as componentes musicais e etnográficas a esta celebração. O momento será protagonizado pelas Cantadeiras do Vale do Neiva.

feriado municipal 2019 _fINAL_800