Alfândega da Fé e Macedo de Cavaleiros promovem trilho Ricardo Magalhães em percurso noturno

14 Ago '19

A Albufeira do Azibo é o palco escolhido para a realização do terceiro percurso pedestre do projeto intermunicipal “Trilhar Concelhos”, promovido em conjunto pelos municípios de Macedo de Cavaleiros e Alfândega da Fé. No próximo sábado, 17 de agosto, os dois concelhos convidam todos os interessados a percorrer a Pequena Rota Trilho Ricardo Magalhães, com início junto à capela da aldeia de Santa Combinha. Com uma paisagem já de si maravilhosa, este terceiro percurso tem ainda a particularidade de se realizar à noite, permitindo também, desta forma, realizar um momento de observação das estrelas.

Este trilho está integrado na rede de 24 percursos de Pequena Rota homologados no concelho de Macedo de Cavaleiros e está classificado com um grau de dificuldade “Fácil”. Com uma extensão de 4,2 quilómetros e um desnível de 86 metros ao longo do percurso, este Trilho segue em direção ao miradouro de Santa Combinha, onde se inicia um percurso circular que acompanha a margem da Albufeira do Azibo e integra a “Estação de Biodiversidade de Santa Combinha”. Ao longo deste percurso foram identificadas 43 espécies de borboletas, sendo que existem dois locais privilegiados para a observação de aves, entre as quais, o pato-real, andorinhas, chapins, gaios, aves de rapina, entre outras. Esta Pequena Rota encontra-se, na sua totalidade, inserida na Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo e no Sítio de Importância Comunitária de Morais (Rede Natura 2000), que se destaca por ser uma das maiores unidades contínuas de serpentinitos (rocha metamórfica) em Portugal, assim como por integrar o maior núcleo populacional do lobo-ibérico do país, o que lhe confere um elevado interesse geológico, botânico e faunístico.

“Esta será uma forma diferente de percorrer a Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo, num percurso noturno de uma beleza extraordinária e fazendo um trilho que, simultaneamente, constitui como uma homenagem a Ricardo Magalhães, vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), e um dos grandes impulsionadores da rede de percursos pedestres em Portugal”, salienta Benjamim Rodrigues, presidente da Câmara de Macedo de Cavaleiros.

Eduardo Tavares, presidente em exercício da Câmara de Alfândega da Fé, recorda que “este é um projeto pensado não só para os munícipes dos dois concelhos, mas também para todos os portugueses amantes do pedestrianismo”. “Estas parcerias são muito importantes para os concelhos do Interior, para chamar visitantes de outras regiões que assim podem conhecer melhor o nosso território. Sobretudo quando temos paisagens deslumbrantes para dar a conhecer a quem nos visita”, sustenta.

O projeto intermunicipal “Trilhar Concelhos”, promovido em conjunto pelos municípios de Macedo de Cavaleiros e Alfândega da Fé volta a realizar-se no próximo sábado, 17 de agosto, a partir das 21H. Os dois concelhos convidam todos os interessados a percorrer a Pequena Rota Trilho Ricardo Magalhães, com início junto à capela da aldeia de Santa Combinha. Com uma paisagem já de si maravilhosa, este terceiro percurso tem ainda a particularidade de se realizar à noite, permitindo também, desta forma, realizar um momento de observação das estrelas.

Aos interessados pede-se inscrição prévia até sexta feira às 14H na Casa da Cultura/Posto de Turismo de Alfândega da Fé.

Custo: 2.50€

Hora de saída: 20H00