Passar para o Conteúdo Principal

siga-nos Facebook Alfândaga da Fé Youtube Flickr

Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã

Submetida candidatura para apoiar os produtores de castanha do concelho de Alfândega da Fé

Castanha 1 1024 2500
04 Out '19

O Município de Alfândega da Fé colaborou na realização de numa candidatura aos fundos comunitários que visa apoiar os produtores de castanha do concelho no combate à tinta, cancro e vespa da galha do castanheiro. Trata-se de uma candidatura da Associação Portuguesa da Castanha (REfCast) no valor de cerca de 1, 3 milhões de euros, que abrange 12 áreas de intervenção no Norte de Portugal.

Alfândega da Fé é o 2º Município com maior área de souto candidata, com 70,17 hectares e cerca de 60 mil euros de investimento previstos. Do concelho candidataram-se aos apoios 23 produtores de castanha, com 91 parcelas de terrenos. Estes apoios englobam o adensamento de árvores, o tratamento das doenças de cancro, da tinta e da vespa da galha do castanheiro, a fertilizações dos solos e correcções de solos. Estão também contempladas a recolha de amostras e a identificação de árvores afectadas com a doença da tinta.

Esta candidatura, submetida no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR 2020, medida 9.1.3), é financiada a 85% ficando os restantes 15% a cargo dos agricultores beneficiários do projeto.

Para a autarquia de Alfândega da Fé a parceria neste projeto vem reforçar o apoio que é dado aos agricultores do concelho, num sector de atividade de grande importância na economia local, como é a produção de castanha. Recorde-se que o Município já disponibiliza acompanhamento especializado para o combate a pragas e doenças que atacam os soutos que é necessário fortalecer, em conjunto com a Cooperativa Agrícola de Alfândega da Fé e o Centro Nacional de Competências dos Frutos Secos.

image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
  • logotipo sgs
  • logotipo compete
  • wiremaze logotipo

imagem

CaptureCIG_web_Banner_Menção_Honrosa