Passar para o Conteúdo Principal

siga-nos Facebook Alfândaga da Fé Youtube Flickr

Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã

Alfândega da Fé recebeu o Poder da Colaboração

Img 4755 1 1024 2500
11 Out '19

2019 é o Ano Nacional da Colaboração e tendo o Município de Alfândega da Fé aderido às iniciativas do Fórum para a Governação Integrada recebeu ontem (10 de outubro) o 11º evento de “O Poder da Colaboração”. Trata-se de um ciclo de eventos que estão a decorrer em todo o país, com o patrocínio da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e o alto patrocínio do Presidente da República. O objectivo é mobilizar e inspirar a sociedade portuguesa, através dos/das cidadãos/ãs e das instituições, para a relevância estratégica da colaboração, quer como forma de resolução de problemas, quer de otimização dos recursos disponíveis.

O Auditório da Casa da Cultura recebeu meia centena de participantes para ouvir e partilhar experiências na área da colaboração. Foram apresentados cinco projetos que se distinguem pelo seu carácter colaborativo. O projeto local “GIAV – Combate à Violência de Género”, desenvolvido pela Liga dos Amigos do Centro de Saúde de Alfândega da Fé; o programa de intervenção no âmbito da violência nas relações interpessoais, também conhecido como “Violentómetro” e que surgiu na UTAD – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro; o projeto “Dar e Receber” da EAPN Portugal (Núcleo de Bragança); o projeto de actividade física regular para idosos, desenvolvido pelo IPB – Instituto Politécnico de Bragança, designado “+Idade +Saúde” e o projeto “Adélia”, da Comissão Nacional dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens em Risco.

Durante a sessão foi dada a oportunidade à audiência de apresentar uma ideia ou projeto colaborativo. Momento que foi aproveitado pela Associação Leque para apresentar o seu projeto “Arrecadar para ajudar” que recebeu recentemente o prémio BPI La Caixa Solidário.

O evento vai conhecer ainda mais edições no resto do país, sendo que o objetivo da organização é replicar o evento em 20 municípios. Este eventos pretendem constituir-se como momentos de encontro e partilha entre empreendedores sociais, organizações, comunidades educativas, redes interorganizacionais e empresas que desenvolvem trabalho colaborativo, e pessoas interessadas no tema da colaboração, com o principal objetivo de disseminar esta temática, através da divulgação de boas práticas colaborativas. Alfândega da Fé foi o único município do distrito de Bragança a aderir à iniciativa.

image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
  • logotipo sgs
  • logotipo compete
  • wiremaze logotipo

imagem

CaptureCIG_web_Banner_Menção_Honrosa