A Festa da Montanha cresce a cada ano

08 Nov '19

O Município de Alfândega da Fé retomou este ano a realização da Festa da Montanha, que teve lugar na aldeia de Sambade. Com grande agrado pudemos verificar que foram muitas as pessoas que nos visitaram nos dias 1, 2 e 3 de novembro, a quem agradecemos e que esperamos que nos visitem em breve.

A edição deste ano trouxe uma Festa da Montanha maior e melhor, com mais expositores, com iniciativas para todos os gostos mas mantendo a aposta na autenticidade deste certame.

A Festa da Montanha é uma montra para os nossos produtos de outono e inverno. A castanha é a rainha da festa e um produto de excelência cultivado nas localidades serranas do nosso concelho. Este certame é também uma forma de promover a castanha e para tal realizámos um seminário para debater os problemas que afetam os soutos e as formas de os resolver. Foi também realizado o 2º Concurso da Castanha que este ano contou com mais participantes a concurso.

Mas há também que referir os cogumelos, que se apanham na serra, os frutos secos, os queijos e enchidos, os azeites e tantos outros característicos da nossa região. Também reforçamos a aposta na gastronomia, com destaque para o cabrito serrano DOP; uma raça autóctone que importa promover, o javali, as sopas das segadas e outros pratos confecionados à base dos nossos produtos de excelência, preconizados no projeto gastronómico Alfândega da Fé à Mesa.

A edição deste ano contou com a presença de 22 expositores locais e regionais e dois restaurantes, a quem queremos agradecer a presença. Deixamos também o nosso agradecimento aos grupos locais que tão bem dinamizaram as iniciativas culturais da Festa da Montanha, designadamente as apresentações teatrais e as atuações musicais. O nosso agradecimento também aos artistas e autores da nossa terra, para quem estaremos sempre de portas abertas.

Às pessoas de Sambade e Junta de Freguesia que tão bem acolheram na sua (nossa) terra este certame, estamos certos de que o continuarão a fazer. Queremos também deixar o nosso agradecimento aos colaboradores da Junta de Freguesia de Sambade e do Município de Alfândega da Fé, pelo seu empenho, dedicação e profissionalismo nestes dias de grande azáfama.

Obrigado a todos(as)! A Festa da Montanha vai continuar e vai crescer cada vez mais!

0f1a8485
0f1a8932