Workshop de Fotografia | 'Olhares Sentidos na Narrativa Fotográfica'

08 Nov '19

Partindo da fotografia enquanto experiência sensorial e meio de registo intuitivo da vivência pessoal sobre o mundo em redor, num processo íntimo de introspeção, análise e reflexão, propõe-se a realização de uma oficina tendo como mote a criação de um trabalho em forma de exercício fotográfico onde se revela a identidade de cada um dos formandos através do olhar.

O desafio é claro: seja com máquina fotográfica, seja com um telemóvel, durante uma semana, cada um dos formandos deve fotografar o que achar mais relevante para caracterizar a sua vivência e a sua identidade. Tal pode ser visto como um diário de imagens, um apontamento dos dias ou simplesmente como um registo de várias ações. No final, o trabalho será apresentado ao público em geral, a coincidir com a apresentação do trabalho de fotografia e vídeo “Nove Meses de Inverno e Três de Inferno” da autoria do formador, fazendo dessa forma um saudável confronto de diferentes olhares sobre o mesmo contexto rural.

Planeamento:

Semana 1 – 14 e 15 de Novembro (2º e 3º feira) - de preferência no início da semana

· 1º dia/sessão - 14 de Novembro

- Manhã - Breve introdução à história e cultura da fotografia, e análise sobre o significado social e cultual da mesma, de forma transversal numa sessão informal de conversa aberta, dando a conhecer diferentes abordagens e possibilidades. Depois será feita uma introdução à componente técnica e aos princípios básicos da ferramenta que é a máquina fotográfica.

Tarde – Saída de campo.

· 2º dia/sessão - 15 de Novembro

- Análise e edição do trabalho realizado no dia anterior; Breve introdução à aplicação de software de fotografia. Planeamento de trabalho fotográfico a executar.

-

· Execução dos trabalhos por parte dos alunos/formandos. Seguindo o mote e objetivo da formação, pretende-se que durante a semana, cada um dos formandos, ao seu ritmo, fotografe o que achar mais significativo nesse período.

-

Semana 2 – 21 e 22 de Novembro (5º e 6º feira), ou 15 e 16 de Novembro (6º feira e Sábado) - de preferência no fim da semana

· 3º dia/sessão - 21 de Novembro

- Análise, edição e preparação do trabalho final a apresentar numa componente audiovisual de som e imagem. Breve introdução à aplicação de software de fotografia.

· 4º dia/sessão - 22 de Novembro

- Dia - Conclusão de montagem de apresentação multimédia dos trabalhos concluídos.

Material necessário:

- Máquina digital e/ou telemóvel.

- Portátil/computador se possível.

- Projetor digital.

- Sem limite de idade.