Passar para o Conteúdo Principal

siga-nos Facebook Alfândaga da Fé Youtube Flickr

Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã

Exposição “Máscaras Rituais de Portugal” dá a conhecer os rituais de mascarados do país

Mascaras 1 1024 2500
29 Jan '20

Abertura acontece no CIT no dia 1 de fevereiro

A exposição “Máscaras Rituais de Portugal” de Roberto Afonso vai estar no CIT – Centro de Interpretação do Território, em Sambade, no concelho de Alfândega da Fé, a partir do dia 1 de fevereiro.

Trata-se de uma exposição que rompe com o conceito tradicional de uma mostra de máscaras e apresenta-se não só como um conjunto de composições que o colecionador criou, como também um roteiro das festas com mascarados em Portugal. Fica o convite a quem pretenda conhecer melhor os rituais de mascarados do país, numa época em que se aproximam as festividades do Entrudo.

De forma cronológica, esta mostra conjuga vários elementos associados a cada ritual representado, composto por 39 quadros tridimensionais que integram cerca de 60 máscaras, de 37 artistas, complementado com alguns dos fatos usados pelos mascarados nas festividades, representando 36 festas com mascarados em Portugal, dos distritos de Aveiro, Bragança, Coimbra, Porto e Viseu, ilustradas com textos da autoria de Alex Rodrigues, Alfredo Cameirão, Antero Neto, António Tiza, Isidro Rodrigues e Roberto Afonso.

A abertura da exposição acontece já no próximo dia 1 de fevereiro, pelas 15h00, no CIT – Centro de Interpretação do Território, em Sambade, uma localidade onde estão bastante enraizadas as tradições do Entrudo transmontano. Vai estar patente até dia 30 de Março.

CARTAZ MASCARAS

  • logotipo compete
  • wiremaze logotipo

imagem

CaptureCIG_web_Banner_Menção_HonrosaLogo_PDAM_ano2019-05_(1)