Exposição da Assembleia da República vai estar em Alfândega da Fé

10 Fev '20

A exposição “Assembleia da República – História do Parlamentarismo e do Palácio de S. Bento” vai estar patente em Alfândega da Fé. Trata-se de um espólio sobre a história da “casa da democracia” e do parlamentarismo em Portugal, que poderá ser visitado na Casa da Cultura Mestre José Rodrigues até 11 de abril. A abertura acontece no próximo dia 11 de fevereiro, pelas 17h00.

A conceção ideológica atual da Exposição intitulada Assembleia da República – História do Parlamentarismo e do Palácio de S. Bento, nasceu entre 2010 e 2011 quando a Presidência deste órgão de soberania decretou a sua itinerância em permanente.

A ideia nasceu em 2002 quando o Centro Português de Vigo, apoiado pelo Banco Comercial Português concebeu com o então Museu da Assembleia da República 25 painéis narrando a História do Convento (beneditino) e depois Palácio de S. Bento desde 1598 até aos nossos dias.

Ao longo dos painéis é descrita a evolução política dos diversos regimes e respetivos sistemas parlamentares. Em concreto neste aspeto, recua-se no tempo até 1254 com as Cortes de Leiria, as primeiras com representação direta do povo.

Passa-se pela revolução liberal de 1820 (a qual deu origem às Cortes Constituintes de 1821-1822), pela instauração da República em 1910, pela ditadura (o chamado Estado Novo) e pela Democracia ou regime em Portugal nascido com o 25 de Abril de 1974.

Ao longo dos documentos representativos da exposição podem ser observadas as diversas adaptações do espaço às novas funções a que foi sendo chamado pelos intérpretes e personagens da História do nosso país. É lembrado o trabalho de Possidónio da Silva e Veloso Salgado. São reproduzidas as incidências que a sede do Parlamento sofreu e de que se recompôs, em especial por exemplo o grande incêndio que deflagrou em junho de 1895.

A Exposição já percorreu cerca de 90 concelhos e leva até aos mais remotos lugares de Portugal a mensagem do diálogo e da convivência democrática, melhorando e corrigindo a imagem que por vezes é transmitida.