Passar para o Conteúdo Principal

siga-nos Facebook Alfândaga da Fé Youtube Flickr

Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã

Entrudo em Alfândega da Fé como manda a tradição

Img 1990 1 1024 2500
19 Fev '20

A partir do dia 21 de fevereiro os alfandeguenses saem à rua para festejar o Entrudo como manda a tradição. A autarquia, em colaboração com várias entidades locais, preparou dois cortejos e várias encenações de rua onde não faltará diversão e muita folia. No dia 21, acontece o cortejo escolar, onde os mais jovens enchem de cor as ruas de Alfândega da Fé.

Os dois cortejos principais acontecem, nos dias 23 de fevereiro (domingo) e 25 de fevereiro (terça feira) e a recomendação aos participantes é que as máscaras e os trajes sejam o reflexo do tradicional entrudo do concelho, com a utilização das máscaras de renda ou artesanais e de vestuário “à moda antiga”.

As “deixas” e o “testamento do Entrudo” são também tradições do concelho de Alfândega da Fé. Trata-se de uma sátira dedicada às pessoas da comunidade, aproveitando-se a folia do entrudo para deixar algumas críticas à sociedade.

Será o caso da encenação da “Sentença da Galinha Vadia” e do “Saque das Merendas” que mais uma vez contam com o envolvimento de um dos promotores do Entrudo em Alfândega da Fé nos últimos anos, Fernando Dias. As festividades encerram com o tradicional enterro do Entrudo.
A autarquia reforça aqui o papel da comunidade nas atividades de Carnaval, promovendo a cultura e tradições associados ao Entrudo.

entrudo 2020_FINAL

  • logotipo compete
  • wiremaze logotipo

imagem

CaptureCIG_web_Banner_Menção_HonrosaLogo_PDAM_ano2019-05_(1)EIC_-_ISO_9001_-_Qualidade_Entidade_Certificada_IPAC     EIC_-_ISO_14001_-_Ambiente_Entidade_Certificada_IPAC     EIC_-_OHSAS_18001_NP_4397_-_Segurança_e_Saúde_do_Trabalho_Entidade_Certificada_IPAC