Unidade Domiciliária de Cuidados Paliativos de Alfândega da Fé

19 Fev '20

Serviço é fundamental para os utentes

“Dão uma grande ajuda”, são estas as palavras utilizadas por um dos utentes da Unidade Domiciliária de Cuidados Paliativos (UDCP) de Alfândega da Fé. No terreno desde 2015, este serviço de proximidade mereceu Prémio Fidelidade Comunidade, em 2019, com uma comparticipação financeira de 47 500€. No dia 17 de fevereiro uma equipa de filmagem veio recolher o testemunho de utentes, famílias e dos profissionais que diariamente se dedicam a este projeto.

Esta Unidade Domiciliária de Cuidados Paliativos foi criada em 2015, pela Liga dos Amigos do Centro de Saúde de Alfândega da Fé para dar uma resposta de proximidade e multidisciplinar a doentes paliativos. Os cuidados são prestados no domicílio do utente por uma equipa multidisciplinar constituída por médicos, enfermeiros, psicólogos, assistente social e fisioterapeuta. No âmbito deste serviço, são também disponibilizadas ajudas técnicas de acordo com as necessidades de cada doente.

Existe ainda um protocolo de cooperação entre a Câmara Municipal de Alfândega da Fé, a Liga dos Amigos do Centro de Saúde de Alfândega da Fé e a Unidade Local de Saúde do Nordeste (ULSNE) que permite a criação de sinergias e partilha de recursos para que esta unidade garanta todas as respostas necessárias aos doentes.

Esta tipologia de cuidados dá uma resposta ativa aos problemas decorrentes de uma doença prolongada, incurável e progressiva, na tentativa de prevenir o sofrimento que ela gera e de proporcionar a máxima qualidade de vida possível aos doentes e seus cuidadores no seu ambiente familiar.

Recorde-se que este projeto ganhou um prémio da Fundação Calouste Gulbenkian em 2015 e o prémio BPI Capacitar em 2017.

0f1a5718