COMUNICADO | Medidas de Contingência COVID-19

12 Mar '20

Face à evolução das situações de contágio pelo coronavírus (COVID-19) no país e considerando as recomendações e orientações da Direção Geral de Saúde (DGS), o Município de Alfândega da Fé decidiu reforçar as medidas de prevenção de forma a evitar situações de potencial contágio e salvaguardar a saúde e segurança da comunidade.

Assim, entendeu a autarquia decretar as seguintes medidas, em conjunto com a Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os-Montes (CIM TTM), mantendo-as por tempo indeterminado:

- Cancelamento de todos os eventos culturais, recreativos, desportivos e outros previstos;
- Cancelamento das Feiras quinzenais (com efeito já na próxima de dia 17 de março);
- Encerramento ao público dos seguintes espaços municipais: Biblioteca Municipal, Casa da Cultura; Torre do Relógio; Complexo Desportivo; CIT;
- Suspensão de todas as visitas guiadas.

Os restantes serviços do Município mantêm-se em funcionamento, pedindo-se à população que apenas se desloquem aos mesmos em caso de elevada necessidade e adoptando sempre comportamentos cívicos e responsáveis de forma a evitar o contágio e propagação de COVID-19.

O pagamento das faturas da àgua referentes aos meses de janeiro e fevereiro poderá ser feito até 30 de abril, sem aplicação de juros ou taxas de mora aos munícipes.

Recomenda-se também a todas Freguesias e Uniões de Freguesias, às Associações e a todas as Instituições em geral, que evitem a organização de eventos ou iniciativas que envolvam ajuntamento de pessoas, suspendendo atividades que já tenham agendadas para o mês de março e abril.

Por estarmos perante um problema de saúde pública, todos temos responsabilidades na nossa comunidade e, por esse motivo, apela-se a todos os munícipes serenidade e responsabilidade, evitando os habituais cumprimentos com contacto físico, especialmente com pessoas vindas do estrangeiro ou de zonas afetadas, as correrias às farmácias, supermercados e serviços de saúde etc.

Salvaguarda-se que até à presente data não foram registados casos de infetados nos nossos concelho e distrito. As medidas apresentadas são meramente preventivas e visam proteger a população reduzindo eventuais riscos de contágio.

O Município de Alfândega da Fé está atento a esta problemática e vai continuar a trabalhar com as entidades competentes de forma a tomar e ajustar as medidas que se considerarem mais convenientes na proteção de toda a população, sempre que necessário.

Agradece-se a compreensão e a máxima colaboração de toda a comunidade.

Plano de Contigência Municipal - COVID-19