Passar para o Conteúdo Principal

siga-nos Facebook Alfândaga da Fé Youtube Flickr

Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã

Exposição Coletiva do GIA é proposta cultural para assinalar o 25 de abril em Alfândega da Fé

Whatsapp image 2020 04 06 at 09 30 28 1 1024 2500
23 Abr '20

Celebrar abril em tempos de pandemia é o mote de um programa cultural que a autarquia de Alfândega da Fé preparou para assinalar a Revolução dos Cravos. O Município de Alfândega da Fé vai apresentar, nesse dia, a Exposição “Com Ciência da Liberdade”, uma exposição coletiva de sete artistas do GIA - Grupo de Inquietação Artística, composta por 28 desenhos originais.

Filipe Rodrigues, Nazaré Álvares, Valter Hugo Mãe, António Franchini, Rui da Graça, Humberto Nelson e Agostinho Santos, apresentam “Com Ciência da Liberdade”, numa visita virtual pela visão artística sobre a Covid-19, a realidade que se vive e os conceitos de Liberdade e Revolução.

Convidados a expor para esta ocasião, os sete artistas do GIA, atentos e interventivos na comunidade, de imediato aceitaram o desafio de eternizar no papel a sua visão de Abril. Assinalando os 46 anos do fim da ditadura do Estado Novo, esta exposição é para os artistas a celebração da Liberdade: de criar, de se expressarem, de existir. Antonio Franchini recorda que durante o Estado Novo “Os artistas e escritores eram alvo fácil de uma censura feroz e alguns eram presos e torturados por uma polícia própria e treinada pelo governo para esse fim, a odiosa PIDE.”. Nas palavras de Valter Hugo Mae “Quando assinalámos a efeméride da Revolução dos Cravos estamos, na verdade, a celebrar o aniversário do Portugal moderno”.

Portugal que trava hoje uma luta distinta daquela que, há 46 anos, foi levada avante pelo Movimento das Forças Armadas (MFA), com o envolvimento em massa da população, mas cujo significado continua atual. Agostinho Santos, faz-nos essa analogia “Estamos convictos que vamos dar a volta ao monstro do vírus, com a certeza absoluta que a Liberdade e a Democracia são fatores importantes, necessários e imprescindíveis para o bem-estar dos cidadãos, onde, naturalmente, a Arte se incluiu.”

Num momento em que o distanciamento social é a palavra de ordem, o Município de Alfândega da Fé promove, através das suas plataformas oficiais (Facebook, Site, Instagram) a proximidade e a comemoração da Revolução dos Cravos, com a exposição coletiva “Com Ciência da Liberdade”, que ficará disponível dia 25 de abril, a partir das 15h.

  • logotipo compete
  • wiremaze logotipo

imagem

CaptureCIG_web_Banner_Menção_HonrosaLogo_PDAM_ano2019-05_(1)EIC_-_ISO_9001_-_Qualidade_Entidade_Certificada_IPAC     EIC_-_ISO_14001_-_Ambiente_Entidade_Certificada_IPAC     EIC_-_OHSAS_18001_NP_4397_-_Segurança_e_Saúde_do_Trabalho_Entidade_Certificada_IPAC