Programa CLDS 4G de Alfândega da Fé apresentado ao público no próximo dia 17 de Setembro

Cartaz abertura 1 1024 2500
16 Set '20

A Liga dos Amigos do Centro de Saúde de Alfândega da Fé em parceria com o Município, vai realizar, no próximo dia 17 de Setembro, uma apresentação pública do Programa CLDS 4G.
Esta IPSS acolhe pela terceira vez o programa Contratos Locais de Ação Social para intervenção no combate à pobreza e exclusão social, fomento do emprego e promoção de atividades de envelhecimento ativo no concelho.

O projeto, apelidado de “Alfândega Mais Igual”, pretende reduzir assimetrias sociais e promover a inclusão social de grupos populacionais mais desprotegidos, como sejam as crianças, famílias carenciadas, desempregados e idosos. Inclui três eixos de intervenção: Emprego, Formação e Qualificação; Intervenção Familiar e Parental, Preventiva da Pobreza Infantil e Promoção do Envelhecimento Ativo e Apoio à População Idosa; e uma dotação orçamental de cerca de 450 mil euros, financiados pelo Fundo Social Europeu/Portugal 2020 pelo período de 36 meses.

A apresentação acontece às 9h30 no Auditório da Casa da Cultura Mestre José Rodrigues e a permanência de público está limitada às normas recomendadas pela Direção Geral de Saúde.

No mesmo dia tem lugar a realização de uma das ações deste programa. Trata-se de uma atividade de promoção do envelhecimento ativo para “USAF – Unir os Seniores em Alfândega da Fé” com as devidas regras de distanciamento. Inclui ações de educação não formal para pessoas idosas, como informática, ginástica, trabalhos manuais, malhas, estimulação cognitiva e muitas outras atividades. Esta iniciativa pretende ser uma “montra viva” de muitas das ações que o CLDS 4G tem para oferecer a este público, já que os idosos poderão experimentar nesse dia todas as valências que vão ter ao seu dispor.

A iniciativa acontece ao ar livre, no Jardim Municipal, a partir das 10h00.