Passar para o Conteúdo Principal

siga-nos Facebook Alfândaga da Fé Youtube Flickr

Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã
Depois
Depois

Alfândega no primeiro encontro do Erasmus+ | Iniciativa juntou em Espanha alunos de 5 nacionalidades

Valencia copy 1 736 2500
23 Fev '17

Cinco alunos e três professores do agrupamento de escolas de Alfândega da Fé participaram durante a semana de 12 a 17 de fevereiro no primeiro encontro internacional no âmbito do projeto Erasmus+ que se realizou na localidade de Albaida, Espanha. Para além dos anfitriões espanhóis, alunos do “l'Institut 'Josep Segrelles”, estiveram presentes alunos do “L'Istituto Tecnico Statale per il Settore Economico "Raffaele Piria”, Reggio Calabria - Itália, do “Franziskaner Gymnasium kreuzburg”, Frankfurt - Alemanha e do “Střední škola a Mateřská škola”, Liberec - República Checa, também parceiros no mesmo projeto.


O projeto “Solve – From dropouts to excellence”, primeiro desta natureza em que o agrupamento de escolas participa, é um projeto que tem, entre outros, o objetivo de envolver os alunos na investigação das questões relacionadas com o abandono e insucesso escolar nos respetivos países e desenvolver um protocolo comum, que permita a orientação até resultados escolares de excelência.


Durante o decorrer do encontro, os alunos tiveram a oportunidade de apresentar alguns dos resultados dos trabalhos de investigação realizado até à data, de partilhar experiências com os alunos estrangeiros, conhecer novas realidades, diferentes aspetos culturais e estabelecer parcerias de trabalho com colegas de outras nacionalidades. Todos os parceiros tiveram também a oportunidade de mostrar um pouco da sua região na atividade “Tourism Exhibition” onde cada um realizou uma pequena mostra de produtos locais, aspetos culturais e evidenciou as principais atrações turísticas.


Para além das atividades no âmbito do projeto, destacou-se também a receção aos participantes organizada pelo Alcaide de Albaida, Don Josep Antoni Albert, que referiu a importância destes projetos na promoção da multiculturalidade e das relações entre os países no âmbito da educação e formação dos jovens. Um destaque especial também para a visita ao “Palau de la Generalitat” em Valência, acompanhados pelo Coordenador da Inspeção Educativa de Valência Sur, Don Vicent Martí i Martí, e onde os parceiros foram recebidos pelo subsecretario da Presidência da “Generalitat Valenciana”, Sr. Emili Josep Sampío Morales, que na sua mensagem de boas vindas referiu também a grande importância deste tipo de projetos de parceria internacional para a educação e formação dos jovens. Nesta sessão, os alunos tiveram ainda a oportunidade de visitar o palácio da “Generalitat” e conhecer um pouco melhor a história da comunidade valenciana nomeadamente nos seus aspetos organizacionais, históricos e culturais.


No âmbito deste projeto estão ainda planeados mais três meetings internacionais, o próximo em Itália na primeira semana de maio, a receção dos parceiros em Alfândega da Fé em novembro de 2017 e por último, o meeting na Alemanha em abril de 2018.

  • logotipo sgs
  • logotipo compete
  • wiremaze logotipo

imagem