Passar para o Conteúdo Principal

siga-nos Facebook Alfândaga da Fé Youtube Flickr

Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã
Depois
Depois

Festa da Cereja

imagem

Com mais de 30 anos de história a Festa da Cereja de Alfândega da Fé é um dos principais eventos do Nordeste Transmontano, destacando-se como espaço de mostra e divulgação dos produtos locais e da cultura concelhia. Com organização da Câmara Municipal, a Festa concentra a grande maioria das iniciativas no Parque Municipal de Exposições. Local onde podem ser encontrados o diversos stands com o artesanato, os produtos locais, com especial destaque para a cereja, e que é palco de iniciativas e espetáculos que valorizam a produção artística local, fazendo dos grupos culturais concelhios um dos principais dinamizadores do certame. A Festa da Cereja de Alfândega da Fé é uma das principais montras do que melhor se faz neste concelho transmontano, tanto no campo económico como turístico, cultural e social.

A Festa da Cereja conheceu a primeira edição em 1982, foi ganhando espaço e afirmando-se como um evento de referência na região. Em 1996 o Parque Municipal de Exposições acolheu, pela primeira vez, o evento. As festividades relacionadas com a cereja realizam-se neste recinto desde essa altura. O local foi pensado para receber a feira mensal, mas também para esta iniciativa, tendo sido construído um palco de dimensões consideráveis, por onde já passaram grandes nomes do panorama musical nacional e internacional.

Com algumas alterações na designação e figurino, em 2002 a Festa dá lugar à Feira da Cereja e dos Produtos Locais, designação que manteve até 2009, o evento foi-se afirmando como a maior manifestação turística, cultural, social e económica do concelho. Dos iniciais 20 expositores, contam-se, actualmente, mais de 100, maioritariamente de produtos locais e a iniciativa atrai milhares de pessoas que se deslocam, propositadamente, a Alfândega da Fé, para provar e comprar as cerejas produzidas no concelho, consideradas as melhores de toda a região.

  • logotipo sgs
  • logotipo compete
  • wiremaze logotipo