Passar para o Conteúdo Principal

siga-nos Facebook Alfândaga da Fé Youtube Flickr

Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã
Depois
Depois

Caça e pesca

Em Alfândega da Fé a caça e a pesca assumiram, há já muitos anos atrás, um estatuto importante para o concelho e para a população.

Com condições de excelência para a prática destas atividades o concelho é destino de eleição dos amantes das artes venatórias. Desde as encostas da Serra de bornes até ao Rio Sabor, passando pelos inúmeros vales e linhas de água, o concelho é rico em espécies cinegéticas. Zonas de caça Associativas, Municipais e turísticas existem em número suficiente para satisfazer a procura. A oferta é muita ao longo da época venatória, no Outono a caça de salto às perdizes, coelhos e lebres. Nos meses de Janeiro e Fevereiro as montarias aos Javalis. Nesta zona do país, e no que toca à pesca, podem encontrar-se, nos cursos de água e albufeiras, bogas, barbos, achigãs verdemãs ou trutas. Já no caso da caça, os animais característicos são o coelho, a perdiz, a raposa, o tordo, a lebre, a rola, o javali e o pombo-torcaz.


Reconhecendo a importância desta atividade para o desenvolvimento turístico e consequente dinamização económica do concelho trabalha-se, neste momento, no sentido de apoiar e dinamizar o setor. O município quer conferir especial atenção a este setor, apostando na mobilização e congregação de vontades no sentido de aproveitar potencialidades e combater eventuais constrangimentos. Assiste-se, atualmente, a um esforço para dinamizar as zonas de caça e pesca, e promover o aumento dos recursos cinegéticos e piscatórios relativos a cada uma das espécies caraterísticas desta zona do país. Um trabalho conjunto entre Associações e Autarquia com o objetivo de desenvolver estratégias que visem a promoção e o desenvolvimento destas atividades.

  • logotipo sgs
  • logotipo compete
  • wiremaze logotipo