Rastreio do cancro oral

17880022 1260023630785947 6480290061898347562 o  1  1 1024 2500
11 Abr '17

Mais de 160 pessoas efetuaram, no passado sábado, rastreios do cancro da cavidade oral numa iniciativa pela promovida pela Delegação de Bragança da LPCC com o apoio do Município de Alfândega da Fé e da ULS do Nordeste - Centro de Saúde de Alfândega da Fé e da Liga de Amigos (LACSAF).

Durante todo o dia a equipa da Unidade Móvel de Estomatologia e Medicina Dentária (UMEMD) da Associação Portuguesa de Medicina Dentária Hospitalar (APMDH) e da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) esteve no Centro de Saúde local. O objetivo foi detetar ou despistar situações de cancro nas estruturas orais (lábios, língua, gengivas, palato, bochechas, pavimento da boca, etc.) bem como das estruturas anexas à cavidade oral (ex.: glândulas salivares, pescoço), promovendo assim um diagnóstico precoce das situações de cancro da cavidade oral. Das pessoas avaliadas, pelas 5 equipas participantes 16 encaminhadas para um hospital central e 3 para a ULS do Nordeste.

Recorde-se que o cancro oral está associado a índices de mortalidade elevados, que se deve em grande parte ao seu diagnóstico tardio, sendo o 6º tipo de cancro mais comum em todo o mundo. A chave para o seu tratamento é um diagnóstico atempado. Esta foi uma das principais razões que levou a Câmara Municipal a associar-se a esta iniciativa, contribuindo para a promoção da saúde no concelho.