Assembleia Municipal aprova contas do Município de 2016

02 Mai '17

O Município de Alfândega da Fé está a reduzir o endividamento em cerca de 1 milhão de euros por ano e tem um prazo médio de pagamento de 3 dias no final de 2016

O Município de Alfândega da Fé continua a melhorar o desempenho financeiro, solidificando as contas, reduzindo o endividamento e prazo médio de pagamento a fornecedores. Estes são os dados do Relatório de Gestão e Contas 2016, aprovado na Assembleia Municipal, no passado mês de abril. As contas de 2016 demonstram que a redução do endividamento superou o limite de 10% imposto pela lei das Finanças Locais às autarquias em excesso de endividamento. A boa gestão das contas municipais reflete-se também na redução do prazo médio de pagamento a fornecedores, que ficou em 3 dias no final de 2016. Um resultado que a Presidente da Câmara Municipal de Alfândega da Fé classifica como “ historicamente baixo, consolidando a tendência de redução verificada nos últimos anos”. Recorde-se que em 2015 este prazo já se situava em 19 dias, sendo que em 2009 superava os 900 dias.

Factos que não serão alheios à classificação obtida no anuário financeiro dos Municípios Portugueses de 2015. Alfândega da Fé posicionou-se como o quinto melhor município do distrito no campo da eficiência e gestão financeira.

Berta Nunes afirma que “a Câmara está no bom caminho, cumprindo os objetivos definidos de redução da dívida sem deixar de investir. O investimento é fundamental para criar emprego e melhorar a qualidade de vida dos munícipes. Este ano a autarquia está a realizar investimentos comparticipados, retomando o mesmo nível de investimento do quadro comunitário anterior de cerca de 1 milhão e meio de euros a dois milhões, anualmente.”

Resultados positivos que vão ao encontro da política desenvolvida pela autarquia Alfandeguense que tem na sustentabilidade económica, ambiental, social os seus princípios orientadores. Recorde-se que para além da eficiência ao nível da gestão financeira a Câmara tem vindo a destacar-se em áreas como a social, a igualdade de género, ambiente, qualidade e segurança, participação dos cidadãos, e transparência. O município arrecadou, no ano passado, 3 distinções pelo trabalho desenvolvido nestes campos: Município do ano na categoria de pequenos municípios da região norte, atribuído pela Universidade do Minho, Prémio Município Viver em Igualdade, atribuído pela CIG e líder no Ranking da transparência municipal em que foi o primeiro a nível nacional com 100 pontos em 100.