Regadio da Camba | 6 milhões de euros para requalificação

Img 0481 1 1024 2500
16 Mai '17

A rede de regadio da Barragem da Camba vai ser alvo de intervenção. Trata-se de um investimento de 6 milhões de euros que permitirá requalificar e modernizar 320 hectares de terrenos agrícolas.

O regadio da Camba há muito que necessitava de melhoramento. A barragem foi construída há mais de duas décadas e a rede de rega foi concluída em 1998 não tendo sofrido qualquer intervenção desde essa data. As condutas de abastecimento degradaram-se ao longo do tempo originando perdas de água significativas. Com a requalificação da rede vão ser criadas condições para melhorar a gestão dos recursos hídricos e dinamizar o setor agrícola nas áreas de Agrobom, Valpereiro e Saldonha.

A obra, inserida no projeto Reabilitação do Aproveitamento Hidroagrícola da Camba, resulta da parceria do Município de Alfândega da Fé e da Junta de Agricultores da Camba, numa candidatura efetuada ao Programa de Desenvolvimento Rural (PDR 2020). Esta intervenção tem vindo a ser estudada pela Câmara Municipal. Nos últimos anos o município realizou diversos estudos e projetos prévios para garantir a viabilidade da candidatura e a obtenção de fundos para realizar o investimento necessário. O projeto agora aprovado e financiado a 100% vai permitir a renovação integral das redes de rega primária e secundária em mais de 300 hectares de olival, amendoal e outras culturas importantes no concelho de Alfândega da Fé.

No passado dia 7 de maio, foi aprovado o procedimento concursal e respetivos documentos de suporte para o lançamento da empreitada, em Assembleia Geral da Junta de Agricultores da Camba, na qual marcou presença a Presidente da Câmara, Berta Nunes. Prevê-se que ainda durante o mês de maio o concurso de empreitada seja lançado e que as obras de requalificação iniciem até final de 2017.

Img 0475 1 1024 2500
Img 0477 1 1024 2500