Alfândega da Fé continua a liderar na Transparência

General photo alf ndega da f  1 1 1024 2500
12 Abr '18

O Município de Alfândega da Fé continua a liderar o ranking dos Municípios mais transparentes de Portugal. Os resultados foram publicados dia 11 de abril, pela Transparência e Integridade, Associação Cívica (TIAC). Alfândega da Fé lidera na transparência há 4 anos consecutivos.

Esta iniciativa, promovida pela TIAC, avalia a transparência dos municípios com base na informação disponibilizada nos websites, sendo a avaliação cada vez mais rigorosa e abrangente. Este ano Alfândega da Fé aparece em primeiro lugar no ranking, em ex-aequo com Vila do Bispo. Ambos obtiveram 91 pontos na avaliação que é cada vez mais exigente e desafiadora para os municípios.

Para a autarquia, a classificação obtida resulta de um trabalho interno que envolve todas as divisões e sectores na promoção da transparência. Posicionado muito acima da média nacional, o Município de Alfândega da Fé obteve a classificação máxima nas dimensões F- Transparência Económico Financeira, C- Impostos, taxas, tarifas, preços e regulamentos e E-Relação com a Sociedade.

A disponibilização de informação é um passo essencial na promoção da participação na vida local e exercício pleno da cidadania, abrindo canais de diálogo, contribuindo para a transparência da gestão e administração local. É com base nestes princípios que a TIAC, desde 2013, avalia o índice de transparência municipal. Este ano, Alfândega da Fé volta a ficar em primeiro lugar, uma posição que ocupa há 4 anos consecutivos.