Passar para o Conteúdo Principal

siga-nos Facebook Alfândaga da Fé Youtube Flickr

Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã

Exposição "Celebração" de José Rodrigues e Raquel Rocha

15 Julho 2017 a 18 Setembro 2017
Cartaz celebra  o 1 1024 2500

“O Amor é o Principio de Tudo”
José Rodrigues

“A arte é um método de abrir áreas da sensibilidade, mais do que mera ilustração de um objecto.”
Francis Bacon (1953)

A arte é expressão de sentimentos, afetos e humores, não constitui um ato isolado de inspiração ou criação de um artista, mas decorre de um processo evolutivo, reflexo de experiências e dos caprichos da vida.
“Celebração” transmite uma variedade de emoções, repartidas entre o risco forte e decidido de José Rodrigues em contraste com as linhas doces e por vezes ténues de Raquel Rocha.
Da simbiose entre estilos e técnicas distintos resulta, a Celebração da Vida e do Amor, representações carregadas de erotismo e sensualidade, onde um tom, um traço que se move para dentro de outro, modifica completamente a implicação da imagem e a sua interpretação. Porque a arte não personifica algo sem forma, é algo que o artista não sabia ter, mas que durante o processo criativo, surge no primeiro plano.
Estes trabalhos reflectem o modo como ambos os artistas se apropriam e interpretam o desejo, o prazer, a união de dois corpos, sem tabus e progressivamente sem medos. Como refere Raquel Rocha “…. é o gozo do desenho puro, sem estar a pensar no que vai acontecer a seguir.”
A exposição estabelece um diálogo entre dois artistas, baseado no respeito e cumplicidade e que desde cedo se revelou fluido porque o Mestre José Rodrigues sabia como manter a tinta viva até o último momento possível.
Em Alfandega da Fé, onde José Rodrigues comeu as primeiras cerejas, e onde estão as suas raízes, encontramos o local perfeito para esta exposição, com cerca de 40 desenhos realizados pelos dois artistas, desde 2015, e por mais de ano e meio, e que estarão expostos na Casa da Cultura Mestre José Rodrigues até ao dia 18 de setembro.

  • logotipo sgs
  • logotipo compete
  • wiremaze logotipo

imagem