Exposição Coletiva pelo Círculo Artístico e Cultural Artur Bual vai homenagear o Mestre Escultor Laranjeira Santos em Alfândega da Fé

15 Abr '24

A Casa da Cultura Mestre José Rodrigues prepara-se para receber o Círculo Artístico e Cultural Artur Bual através de uma exposição coletiva em homenagem ao Mestre Escultor Laranjeira Santos. Nome de destaque na escultura nacional e internacional, Laranjeira Santos faleceu no início deste ano, mas deixa um importante legado artístico. Parte do qual poderá ser visto em Alfândega da Fé nesta nova exposição.

Integrada nas Comemorações dos 50 anos do 25 de abril em Alfândega da Fé, a Exposição Coletiva “Círculo Artístico e Cultural Artur Bual - Homenagem ao Mestre Escultor Laranjeira Santos” irá abrir ao público no dia 25 de abril, pelas 12h00, na Galeria Manuel Cunha na Casa da Cultura Mestre José.

A mostra é composta por três partes de um todo, onde os visitantes poderão ver uma exposição documental sobre a vida e obra do Mestre Artur Bual bem como a exposição coletiva com obras de vários artistas nacionais e internacionais do Círculo Artístico e Cultural Artur Bual, como Carlos Medina, Rodrigo Dias, Rui Brás, João Silva, Francisco Vilaça, Sandra Tavares, Maria João Gromicho e Fernanda Páscoa e ainda a Homenagem ao Sócio Honorário e Mestre Escultor Laranjeira Santos, composta por várias esculturas do autor.

Esta exposição ficará patente até 30 de junho de 2024, a entrada é livre.

Sobre Artur Bual: Artur Bual (Lisboa, 1926 – 1999) foi um artista plástico português que influenciou de forma determinante a arte na segunda metade do século XX. Foi um pintor gestualista. Realizou inúmeras exposições em Portugal e no estrangeiro. Está representado em diversas coleções: Palácio da Justiça de Lisboa, Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, Museus Nacionais, Câmaras Municipais, Centro de Formação Profissional de Pegões, Governo Regional dos Açores, etc. Executou diversos frescos em doze capelas, no Alentejo e Ribatejo.

Sobre o Círculo Artístico e Cultural Artur Bual: é uma associação cultural, fundada há́ 22 anos, sem fins lucrativos, de utilidade pública, com um vasto percurso, dedicado às artes e letras, tendo efetuado centenas de exposições em Portugal, França e Espanha. Organizou diversas Feiras de Arte Contemporânea, com a participação de centenas de artistas nas áreas da pintura, escultura, fotografia, instalação, enriquecidas com um programa paralelo de debates e palestras sobre os mais variados temas relacionados com a Arte, Música e Literatura e também com concertos e encontros de poetas e com sete cadernos de poesia publicados. Conta também com um record no Guiness book: a maior tela do mundo – 4 km.

Sobre o Mestre Escultor Laranjeira Santos: (Lisboa, 1930- 2024). Foi um artista português, licenciado em Escultura pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa e também em Escultura na Accademia di Belle Arti di Roma, Itália. Entre os anos de 1960 e 1962 foi-lhe atribuída uma Bolsa de Estudo pela Fundação Calouste Gulbenkian em Roma, Itália. Ao longo da sua carreira artística foi galardoado com várias distinções das quais se destacam o Prémio Nacional de Escultura ANBA, XVIII Missão Estética, Figueira da Foz (1955), o Prémio Mestre Manuel Pereira, Salão dos Novíssimos, SNI, o Prémio Concurso Público, motivo escultórico para o mercado do Bairro da Encarnação, Câmara Municipal de Lisboa, o Prémio Concurso Público, motivo escultórico para o Jardim do Bairro da Encarnação, Câmara Municipal de Lisboa (1963), a Medalha de Prata no Salão de Arte Moderna, Estoril (1966), o 1º Prémio Concurso Público, Monumento comemorativo da 1ª Travessia Aérea Atlântico Sul, Câmara Municipal de Lisboa (1970), o 1º Prémio Concurso Público da Reconquista Cristã da Cidade de Silves, Câmara Municipal de Silves (1948), o 1º Prémio do Simpósio Internacional de Escultura em Ferro para o ar livre, Câmara Municipal de Abrantes (1996), Menção Honrosa no Prémio de Escultura EDINFOR (1998) e Prémio de Aquisição – Academia Nacional de Belas Artes já em 2002.

Em 2002 foi eleito, por unanimidade, académico correspondente pela Academia Nacional de Belas Artes. Participou em várias exposições no país como no estrangeiro: Espanha, Barcelona, Itália, Roma, Marrocos, Casablanca, França, Paris, Marselha, Nice. A sua exposição mais recente teve lugar no Mónaco, sendo o único artista português convidado.

insta laranjeira santos