Passar para o Conteúdo Principal

siga-nos Facebook Alfândaga da Fé Youtube Flickr

Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã

Dia Internacional das Plantas

2014/05/16
Plantas1 1 1024 2500

Público-alvo: Ensino Especial e Pré-escolar

Objetivos da ação:

  • Comemorar o Dia Internacional das Plantas;
  • Estimular o interesse pela preservação da natureza;
  • Demonstrar alguns tipos de plantas aromáticas;
  • Valorizar as plantas aromáticas existentes na região;
  • Demonstrar as potencialidades de algumas plantas aromáticas (medicinal, gastronómica);
  • Incentivar o cultivo, em casa, de ervas aromáticas pois requerem menos cuidados de tratamento e são mais eficientes em termos de rega;
  • Sensibilizar para a importância de boas práticas ambientais.

Descrição:
Foram semeadas várias plantas aromáticas em copos plásticos de forma a assegurar a concretização da atividade, mais tarde.
Para a divulgação da atividade, elaborou-se um cartaz que foi publicado nas redes sociais do Município.
Uns dias antes convidaram-se as crianças da Biblioteca Municipal (pré-escolar), os frequentadores da Leque, as crianças do Infantário da Santa Casa da Misericórdia de Alfândega da Fé, bem como toda a população em geral, para poderem levar uma planta aromática.
Foi montado um Stand, no jardim municipal da vila, com cerca de 60 copos de plantas aromáticas, devidamente etiquetados com os nomes da espécie. As plantas aromáticas distribuídas foram: alecrim, tomilho, alfazema e rosmaninho. No mesmo local, colocaram-se várias plantas aromáticas com o respetivo nome.
Para as crianças elaborou-se um kit denominado - “Dá-me vida”, composto por um copo em miniatura, com um pouco de terra e uma semente, tendo como objetivo a própria criança poder preparar a sua sementeira.
Foram vários os temas abordados, como por exemplo as potencialidades das ervas aromáticas, o processo da sementinha, entre outros assuntos relevantes.
Este tipo de atividade foi uma novidade para a população. Esta ação foi muito divertida e produtiva, sendo uma forma de as crianças e frequentadores da Leque saírem do seu espaço habitual e deslocarem-se ao Jardim, estando em contato com a natureza.
A população foi-se aproximando com grande agrado, levando uma planta gratuitamente.
Com esta atividade conseguiu-se perceber que o município e outras instituições poderiam promover eventos no exterior, visto ser uma forma de as pessoas começarem a sair e conviverem mais.
De certa forma, notou-se que a população desconhecia algumas das potencialidades das plantas aromáticas e esta ação ajudou a perceber os benefícios das mesmas, incutindo estes novos hábitos.

  • logotipo compete
  • wiremaze logotipo

imagem

CaptureCIG_web_Banner_Menção_HonrosaLogo_PDAM_ano2019-05_(1)EIC_-_ISO_9001_-_Qualidade_Entidade_Certificada_IPAC     EIC_-_ISO_14001_-_Ambiente_Entidade_Certificada_IPAC     EIC_-_OHSAS_18001_NP_4397_-_Segurança_e_Saúde_do_Trabalho_Entidade_Certificada_IPAC