A Câmara Municipal consciente do valor do investimento em projectos e medidas educativas, assume a educação como área de actuação privilegiada, estabelecendo parcerias para que todas as crianças do concelho tenham acesso a uma educação condigna, por um lado e, por outro, para ajudar as famílias nos encargos com a educação.
Para efectivar uma política educativa inclusiva temos:
- O Programa de Expansão e Desenvolvimento da Educação Pré Escolar, em parceria com o Ministério de Educação, em que o município assume a colocação de Auxiliares de Acção Educativa nos Jardins de Infância de Alfândega da Fé e Vilarelhos.
- No âmbito da Componente de Apoio à Família fornecemos o almoço gratuito a todas as crianças que tenham escalão A do abono de familia e pagamos 50% das que tenham direito ao escalão B).
- Assumimos o prolongamento de horário até às 18:00 horas nos Jardins de Infância de Alfândega da Fé e Sambade.
- O Programa de Generalização do Fornecimento de Refeições Escolares gratuitas a todos os alunos que frequentam o 1º Ciclo do Ensino Básico com escalão A e 50% com escalão B.
- O Programa das Actividades de Enriquecimento Curricular no 1º Ciclo do Ensino Básico que permite às crianças, no período pós lectivo, ter acesso ao ensino de Música, Inglês e Educação Física e Desportiva.
- O Transporte escolar de todos os alunos que frequentam todos os graus de ensino do Agrupamento de Escolas de Alfândega da Fé.
- Um protocolo de colaboração com a Associação de Pais e o Agrupamento de Escolas de Alfândega da Fé para apoiar o Grupo Orff para ocupação útil dos tempos livres das crianças.
- O “Concurso Professor João Baptista Vilares – Incentivo Ao Sucesso Escolar”, com o objectivo de incentivar o sucesso escolar dos alunos que frequentam o Ensino Secundário na Escola EB 2,3/S de Alfândega da Fé.(Ver Regulamento) (alteração ao regulamento).
- O Regulamento Das Bolsas De Estudo Do Município De Alfândega Da Fé, com o objectivo Apoiar a continuação dos estudos a estudantes economicamente carenciados, que por falta de meios se vêem impossibilitados de o fazer. (ver regulamento)