Período Crítico
Durante este período vigoram medidas e acções especiais de prevenção contra incêndios florestais, por força de circunstâncias meteorológicas excepcionais, sendo definido anualmente por portaria do Ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas
Índice Diário de Risco de Incêndio
É calculado para cada concelho, pelo Instituto de Meteorologia, e divide-se em 5 classes: reduzido, moderado, elevado, muito elevado e máximo. Para saber o índice de risco de incêndio diário consulte:
http://www.meteo.pt/pt/ambiente/risco_incendio/index.html
Informação relativa à Defesa da Floresta Contra Incêndios
- Como Proteger a sua Habitação - execução de faixas de gestão de combustível
- Proibições Durante o Período Crítico
Em Caso de Incêndio Ligue:
112 ou 117 (chamada gratuita)
279 462 429 – Bombeiros Voluntários de Alfândega da Fé
279 462 103 – GNR de Alfândega da Fé
Informação Útil
- Lei de Bases da Política Florestal - Lei n.º 33/96, de 17 de Agosto
- Criação das CMDFCI - Lei n.º 14/2008, de 8 de Maio - Estabelece as medidas e acções a realizar no âmbito do Sistema Nacional de Defesa da Floresta Contra Incêndios - Decreto- Lei n.º 124/2006, de 28 de Junho, com as alterações introduzidas pelo Decreto- n.º 17/2009 de 14 de Janeiro
- Plano Nacional de Defesa da Floresta Contra Incêndios - Resolução do Conselho de Ministros n.º65/2006, de 26 de Maio
- Definição das especificações técnicas em matéria de DFCI a observar na instalação e funcionamento de equipamentos florestais de recreio - Portaria n.º 1140/2006, de 25 de Outubro
- Plano Regional de Ordenamento Florestal do Nordeste Transmontano - Decreto Regulamentar n.º 2/2007, de 17 de Janeiro
Link´s de Interesse
Instituto de Meteorologia (IM) - www.meteo.pt
Defesa da Floresta Contra Incêndios (DFCI) -www.afn.min-agricultura.pt/portal/dudf
Autoridade Florestal Nacional (AFN) - www.afn.min-agricultura.pt
Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) - www.proteccaocivil.pt
Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) - www.gnr.pt/portal/internet/Treeview/Dynamictree.asp?IdPage=16
Documentos:
Plano Municipal de Emergência: - Instrumento de gestão operacional para resposta a eventuais acidentes graves ou catástrofes. Define normas, regras de procedimento e atribuições com vista a optimizar o emprego dos meios disponíveis, por forma não só a fazer face com eficiência a situações de emergência, mas também a minimizar os seus efeitos.
O Plano Municipal de Emergência de Alfândega da Fé encontra-se neste momento em actualização.
Planos Municipais de Defesa da Floresta
O PMDFCI (Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios) é um instrumento orientador e dinâmico das diferentes acções no âmbito da defesa da floresta contra incêndios.
O POM (Plano Operacional Municipal) é um plano expedito de carácter operacional municipal, que articula os recursos humanos e meios disponíveis das várias entidades intervenientes no processo ao nível da vigilância, detecção, fiscalização, 1ª intervenção, combate, rescaldo e vigilância pós-rescaldo. Este plano é revisto e actualizado anualmente. (Pode consultar toda a Cartografia aqui)
Estes Planos, assim como todas as candidaturas elaboradas pelo GTF são aprovados em sede de Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios (CMDFCI).