COMUNICADO | ATUALIZAÇÃO COVID-19 (11 outubro)

11 Out '20

O Município de Alfândega da Fé está a acompanhar a evolução dos casos COVID-19 no nosso concelho de forma pró-ativa e atenta. Neste momento, queremos transmitir-vos que existem 7 casos ativos, todos na sede do concelho e relacionados com a primeira situação registada, a quem manifestamos a nossa solidariedade e desejo de rápida recuperação.

A Comissão Municipal de Proteção Civil, reuniu hoje, de forma alargada via zoom, com vários parceiros locais, para fazer um ponto de situação e definir novas medidas a adotar para rastrear e conter possíveis cadeias de contágio.

Uma vez que foram registados casos positivos no Infantário da Santa Casa da Misericórdia, a Autoridade de Saúde determinou o isolamento profilático dos funcionários e frequentadores, que se vão manter em vigilância ativa. Na Escola EB 2,3/S, foi determinado o ensino à distância para a turma onde se registaram também casos positivos de COVID -19, sendo que as restantes continuam a atividade letiva, cumprindo as regras de segurança em vigor.

Devido a esta situação, várias famílias do nosso concelho atravessam um momento particularmente difícil, mas absolutamente necessário para travar possíveis contágios na comunidade. É de extrema importância que o isolamento profilático seja rigorosamente cumprido. A autarquia prestará todo o apoio necessário a estas famílias, com quem estamos em contacto, quer seja através da proteção civil, da autoridade de saúde ou das instituições locais que estão a cooperar ativamente e a trabalhar em parceria.

Para reforçar o apoio e a resposta a todas estas situações, a equipa de proteção civil municipal vai ser reforçada com uma enfermeira, cedida pela Liga dos Amigos do Centro de Saúde de Alfândega da Fé, que fará uma monitorização diária das famílias enquanto se mantiverem em isolamento. Também o apoio psicológico via telefone está disponível, para toda a população, através da Linha Verde 800 210 109.

Mais uma vez apelamos para que sejam cumpridas as regras de segurança e proteção, como o uso de máscara, a higienização das mãos e o cumprimento do distanciamento físico e social. O momento que se vive requer de todos sem exceção a máxima responsabilidade e bom senso. Outras medidas poderão vir a ser tomadas nas próximas horas e dias.

TODOS SOMOS AGENTES DE SAÚDE PÚBLICA
PROTEJA-SE A SI E AOS SEUS!
TODA A COMUNIDADE AGRADECE.