Atualização COVID-19 - 20 de outubro 2020

20 Out '20

Caros/as Alfandeguenses,

No dia de hoje há a contabilizar 4 novos casos de COVID-19 no nosso concelho, detetados na sequência da testagem efetuada na segunda feira (19 de Outubro).

Dois destes, estão relacionados com o caso importado do Porto para a freguesia de Alfândega da Fé e que, logo que foi detetado, levou à tomada de várias medidas de contingência na nossa comunidade.

Na sequência do rastreio efetuado aos utentes e funcionários do lar do Centro Social e Cultural de Gebelim foram detetados os outros dois casos de infeção. Trata-se de um utente e de uma funcionária que testaram positivo. A Instituição, em conjunto com a Segurança Social, Proteção Civil e Autoridade de Saúde estão a tomar todas as medidas de modo a manter em segurança os utentes do lar que não estão infetados. Os utentes que testaram positivo vão permanecer na instituição, isolados dos restantes, onde receberão todos os cuidados que necessitam.

Ao momento existem 20 casos positivos no concelho de 4 cadeias de transmissão. A autarquia está a acompanhar todas estas situações promovendo, sempre que necessário, a realização de testes e o apoio às famílias que se encontram a cumprir o isolamento profilático.

Apelamos, mais uma vez, à serenidade de todos e ao cumprimento rigoroso das normas de proteção e segurança como o uso de máscara, sempre que estiver em contacto com outras pessoas, mesmo que se tratem de familiares ou amigos próximos; a higienização das mãos; o distanciamento social e físico, evitando convívios nesta altura em que se regista um aumento do número de contágios no nosso concelho e em todo o país.

#vamostodosficarbem