Passar para o Conteúdo Principal

siga-nos Facebook Alfândaga da Fé Youtube 

Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã

4ª Bienal Internacional de Arte de Gaia | Polo de Alfândega da Fé inaugurado no dia 25 de abril

Bienal abertura v2 1 1024 2500
22 Abr '21

No Dia da Liberdade abre ao público o Polo expositivo da 4ª Bienal Internacional de Arte de Gaia em Alfândega da Fé. Numa data simbólica, a Exposição com obras de 25 artistas nacionais e internacionais, abre portas reafirmando-se como uma Bienal de Causas e reforçando o papel interventivo da arte em todas as áreas da sociedade.

A inauguração tem lugar no próximo dia 25 de abril, às 11 horas, na Galeria de Exposições da Casa da Cultura Mestre José Rodrigues, e conta com a presença dos artistas portugueses Valter Hugo Mãe, Pedro Coutinho, Nelson Marmelo, Marta Vilarinho, Daniela Pinheiro, Daniela Ribeiro e Nuno Pinto Fernandes, da artista espanhola Cris Villegas e dos artistas brasileiros Fernanda Eva e Maramgoní. Vão estar também presentes os curadores António Franchini e Ana Margarida Duque e o Presidente da Câmara Municipal de Alfândega da Fé, Eduardo Tavares.

Esta é a segunda vez consecutiva que Alfândega da Fé se associa à Bienal Internacional de Arte de Gaia. Através desta parceria a autarquia pretende reforçar a sua dinâmica cultural, destacando-se como um importante centro de cultura no coração do nordeste transmontano.

Sobre a Exposição em Alfândega da Fé

Entre os artistas que integram a Exposição neste polo, está um dos fotógrafos de rock mais influentes do Reino Unido, Michael Spencer Jones é responsável pela criação de algumas das capas de arte mais icónicas da história recente do rock britânico, nomeadamente dos álbuns dos The Verve ou dos Oasis, precisamente o grupo com cuja capa de um dos álbuns nos brinda nesta mostra.

A este nome sonante da arte e da fotografia mundial, juntam-se outros oriundos de vários países, como Brasil, Espanha, Canadá, Moçambique e Chile, com eco no panorama artístico nacional e internacional, como é o caso do artista plástico e escritor Valter Hugo Mãe, entre outros. De referir a participação de um artista natural do concelho que fará parte do elenco do Polo da Exposição da Bienal Internacional de Arte de Gaia em Alfândega da Fé. Premiado pelos seus trabalhos enquanto fotojornalista e autor da exposição “O Fim da Linha”, Nuno Pinto Fernandes vai apresentar-se pela primeira vez neste evento.

Sendo esta Bienal dedicada às causas e aos valores humanistas, dos quais a Liberdade é um dos mais essenciais, neste momento particularmente exigente a autarquia assume integrar a abertura da exposição no programa de comemorações do 25 de abril.

Coletivo de Artistas:

1- ALINE SETTON | CANADÁ
2 - ILIDIO CANDJA | MOÇAMBIQUE
3 - CRIS VILLEGAS | ESPANHA
4 - MARAMGONI | BRASIL
5 - FERNANDA EVA | BRASIL
6 - ANA ALLEN
7 - ANA MONTEIRO
8 - IVAN POSTIGA
9 - REGINA RAMOS
10 - PEDRO COUTINHO
11 - DANIELA PINHEIRO
12 - JULIANA RIBEIRO
13 - FRANCISCO BADILLA | CHILE
14 - MARIANA PEREIRA
15 - CASSANDRA PEREIRA
16 - MARTA VILARINHO
17 - DIOGO JESUS
18 - SABINA COUTO
19 - DANIELA RIBEIRO
20 - DIOGO GOIS
21 - VALTER HUGO MÃE
22 - NELSON MARMELO
23 - MICHAEL SPENCER JONES | REINO UNIDO
24 - NUNO PINTO FERNANDES
25 – ANDREIA PEREIRA

Notas sobre os artistas presentes na Inauguração do 4ª Bienal Internacional de Arte de Gaia

  • logotipo compete
  • wiremaze logotipo

imagem

CaptureCIG_web_Banner_Menção_HonrosaAlfandega_da_Fe_Vila_educadora_PT-01_1Logo_PDAM_ano2019-05_(1)Desperdício   EIC_-_ISO_9001_-_Qualidade_Entidade_Certificada_IPAC     EIC_-_ISO_14001_-_Ambiente_Entidade_Certificada_IPAC     EIC_-_OHSAS_18001_NP_4397_-_Segurança_e_Saúde_do_Trabalho_Entidade_Certificada_IPAC