Voto de repúdio à guerra na Ucrânia e de solidariedade para com as vítimas

09 Mar '22

O Executivo Municipal manifestou, na Reunão de Câmara de 8 de março de 2022, o seu apoio e solidariedade para com a Ucrânia, com a colocação da bandeira desse país no edifício Paços do Concelho.
Em Reunião de Câmara o Executivo Municipal subscreveu conjuntamente um voto de repúdio à guerra na Ucrânia e de solidariedade para com as vítimas.

Transcrevemos esse manifesto:

"Dois anos após o início da maior luta biológica dos últimos 100 anos, uma luta contra um inimigo invisível e resistente e que nos deixou cansados mas que nunca nos viu desunidos, eis que o Mundo se vê confrontado com uma nova ameaça, desta vez bem visível.

O território da Ucrânia, um país que tem sofrido permanentemente pela proximidade geográfica com a Rússia, está a ser vítima do “assalto” de uma mão que, além de altamente armada, é altamente desumana. Em pleno séc. XXI, 77 anos volvidos do final da II Guerra Mundial, este seria um cenário que nenhum ocidental acharia possível de revisitar mas a Rússia de Putin veio lembra-nos que nada é garantido, muito menos a paz.

Uma vez mais, teremos de nos manter unidos, vigilantes, resilientes e, acima de tudo, SOLIDÁRIOS. Afinal de contas, SOMOS EUROPEUS. E, por isso mesmo, estamos profundamente indignados, chocados e magoados com a brutal agressão que a Liberdade, a Democracia e os Direitos Humanos estão a sofrer. A Ucrânia é um país que, além da identidade social e cultural que partilha com a Rússia, há muito que comunga dos valores Europeus, há muito que deseja viver em liberdade e democracia, debatendo-se, batendo-se e resistindo às permanentes tentativas de invasão russa.

A comunidade global está a prepara-se para receber, acarinhar e integrar os milhões de refugiados que já estão em circulação por vários países europeus. A nossa comunidade não será exceção. Faremos tudo que estiver ao nosso alcance para apoiar e amparar os cidadãos ucranianos que chegarem ao nosso concelho. A palavra de ordem é a LIBERDADE.

É a ELA que querem colocar em causa e é a ELA que vamos defender com todas as “armas” que temos.
Pela Liberdade.
Pela Democracia.
Pelos Direitos Humanos.
Pela Paz na Ucrânia. Pela Paz no Mundo.
Slava Ukraini"