Primeira Reunião de Câmara descentralizada do Município de Alfândega da Fé realizou-se no dia 22 de março de 2022 no Sendim da Serra

24 Mar '22

A primeira Reunião de Câmara descentralizada do Município de Alfândega da Fé realizou-se no dia 22 de março de 2022 na aldeia de Sendim da Serra. Trata-se de um marco importante a assinalar na democracia e na história do Município, pois pela primeira vez a Reunião de Câmara foi realizada fora dos Paços do Concelho.

A ideia partiu do Executivo Municipal que pretende aproximar a população dos órgãos municipais e envolver todos os munícipes nos processos de tomada de decisão, reforçando e incentivando por esta via a participação democrática dos cidadãos.

Esta iniciativa decorreu na sequência das Presidências Abertas, iniciadas em 2019 e retomadas na passada terça feira na União das Freguesias de Ferradosa e Sendim da Serra. Ao longo de 2022, todas as localidades vão receber as Presidências Abertas e em cada mês haverá lugar a uma Reunião de Câmara descentralizada em cada Freguesia.

Neste primeira Reunião de Câmara descentralizada foram discutidos vários assuntos, entre os quais os vários projetos e candidaturas que se pretende implementar na União das Freguesias onde decorreu a reunião, nomeadamente: a homologação do Trilho dos Abutres; o licenciamento de uma zona de lazer com ancoradouro nas margens dos Lagos do Sabor, junto à aldeia de Ferradosa; uma intervenção na antiga Escola Primária de Picões e a candidatura para reabilitar a Capela Nossa Senhora de Jerusalém, importante monumento religioso e cultural no Sendim da Serra, e integrá-la na rota intermunicipal “História a fresco, pinturas murais”.

Todos os assuntos podem ser consultados na Ata Minuta, no Resumo de Deliberações em Ata de Reunião de Câmara.