O barro negro de Bisalhães chega ao CIT Sambade/Alfândega da Fé pelas mãos dos oleiros tradicionais

09 Ago '22

No próximo dia 11 de agosto, às 15h00, vai ser inaugurada no CIT – Centro de Interpretação do Território, em Sambade/Alfândega da Fé, a Exposição “Mãos que fazem Bisalhães”, numa parceria entre a Câmara Municipal de Alfândega da Fé, a Câmara Municipal de Vila Real e o Museu do Douro.

Ao público serão mostradas peças artesanais, produzidas com o típico barro negro de Bisalhães, moldadas por artesãos cujo ofício tem passado de geração em geração. Um património cultural imaterial, proveniente de um ofício duro, exigente, com recurso a técnicas ancestrais, desde o tratamento inicial que se dá ao barro até à cozedura. A exposição pretende homenagear oleiros e a arte do barro negro de Bisalhães.

Bisalhães é uma pequena aldeia serrana, situada a cerca de oito quilómetros de Vila Real, da freguesia de Mondrões, onde ainda se produz uma original e peculiar forma de trabalhar o barro, e que é conhecida em toda a parte como a “Louça de Bisalhães”.

O barro, argila de cor cinza claro, proveniente de localidades próximas como Telheira ou Parada de Cunhos, ganhou forma e beleza nas mãos dos aldeãos. Hoje em dia a matéria-prima só existe em Chaves.

Uma exposição a não perder, de 11 de agosto até 11 de novembro no CIT Sambade/Alfândega da Fé.