Campanha Nacional contra a Violência Doméstica

19 Set '23

“Não Há Desculpas para a Violência Doméstica” é o mote da campanha de prevenção e combate à Violência Doméstica 2023, lançada pela CIG (Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género), à qual o Município de Alfândega da Fé se associa.

De acordo com a CIG, em 2022 ocorreram mais de 30.000 denúncias de violência de género em Portugal. No primeiro semestre já foram registadas 14.863 ocorrências pela PSP e GNR. São muitos rostos, muitas vítimas e vários agressores. São milhares de pedidos de desculpas diários, sendo que se torna premente repetir vezes sem conta que onde há uma vítima, há uma pessoa agressora.

Em Alfândega da Fé o GIAV (Gabinete de Apoio e Inserção à Vítima), instalado na Liga dos Amigos do Centro de Saúde de Alfândega da Fé, faz parte da Rede Nacional de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica prestando apoio em várias valências às vítimas de violência doméstica, no concelho de Alfândega da Fé e nos concelhos limítrofes.

Pode obter ajuda, denunciar ou pedir informações através do número de apoio da CIG – 800 202 148 e a Linha SMS 3060– números gratuitos, disponíveis 7 dias por semana, 24 horas por dia, ou diretamente no GIAV, através do número 910 643 207 (custo chamada para rede móvel nacional) disponível 24 horas por dia ou para o nº 279 463 496 (custo chamada para rede fixa nacional) das 9h00 às 17h00.