Orçamento Participativo Jovem entra em vigor em 2013

27 Nov '13

Processo de recolha de ideias/propostas decorre até Março de 2014

O processo de orçamento participativo Jovem tem início em Dezembro com os jovens a apresentar ideias e sugestões que gostariam de ver implementadas. Esta foi uma das principais resoluções saída da reunião do Conselho Municipal da Juventude, que teve lugar no dia 17 de Novembro.
No fundo trata-se de “convidar” os jovens do concelho a apresentar propostas que vão ao encontro das suas necessidades/expectativas. Para o efeito o município destina uma verba de 10 mil euros. As propostas serão avaliadas e votadas no Conselho Municipal da Juventude e incluídas no orçamento municipal de 2015. A fase para apresentação de propostas vai decorrer entre Dezembro e Março. O processo é aberto a todos os jovens do concelho, com idades compreendidas entre os 16 e os 35 anos. As propostas podem ser apresentadas directamente na Divisão de Desenvolvimento Económico, social e Cultural da Câmara Municipal ou enviadas através do e-mail: cmj.alfandegafe@gmail.com.
O Orçamento Participativo Jovem pretende potenciar os valores da Democracia incentivando os jovens à participação na gestão pública local. O instrumento assume-se como um mecanismo de cidadania participativa através do qual os jovens podem dar o seu contributo para a definição das políticas municipais e pode ser entendido como um incentivo para a fixação desta camada da população, contribuindo para o seu bem-estar e qualidade de vida, envolvendo-a nas tomadas de decisão e políticas que lhe dizem directamente respeito.
Foi esse também, o propósito da criação do Conselho Municipal da Juventude, instituído desde 2010 é um órgão consultivo do Município ao qual compete, a partir de agora, coordenar e avaliar todo o processo conducente à implementação das propostas do orçamento participativo Jovem.

Ficha de Incrição Orçamento Jovem