Passar para o Conteúdo Principal

siga-nos facebook_icon play_icon instagram_icon

Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã

𝐅𝐈𝐂𝐀 𝐞𝐦 𝐜𝐚𝐬𝐚 𝐋𝐄̂ 𝐞𝐦 𝐜𝐚𝐬𝐚!

25 Fevereiro 2021 a 24 Março 2021
Fica em casa le em casa f 1 1024 2500

Na impossibilidade de fazermos, para já, a apresentação presencial de livros, devido à pandemia, propomos aos nossos(as) leitores(as) que assistam à apresentação virtual pelas redes sociais e site do município, com o intuito de dar a conhecer livros de autores transmontanos e também dinamizar a nossa biblioteca.

Começamos com “Tonalidades da Literatura Transmontana” de NORBERTO VEIGA


“Tonalidades da Literatura Transmontana” é um livro de ensaios de Norberto Veiga sobre obras de autores de Trás-os-Montes.
O autor apresenta dezasseis ensaios sobre literatura e cultura. O livro está dividido em três partes: na primeira é abordada a poesia; na segunda o texto narrativo, mais concretamente, o romance e o conto e na terceira é apresentada a obra dramática. Da poesia à narrativa, do drama aos ritos, são analisadas obras de autores transmontanos como A. M. Pires Cabral, Ernesto Rodrigues, Fernando de Castro Branco, José Mário Leite, Carlos d’Abreu, Francisco José Lopes (Autor Alfandeguense), Fernando Mascarenhas ou António Sá Gué. O lugar de honra é reservado à poesia, mas o autor não esquece os restantes géneros literários, abrindo o apetite a quem ainda não conhece as obras retratadas e permitindo novas leituras a quem já as saboreou.

Natural de Argozelo, o autor publicou o seu primeiro livro “Escritas do Nordeste” em 2017. Nesta segunda obra o objetivo do autor é homenagear e divulgar escritores transmontanos que normalmente são pouco mencionados a nível nacional.

TONALIDADES DA LITERATURA TRANSMONTANA

  • logotipo compete
  • wiremaze logotipo

imagem

CaptureMunicipio_de_Excelência-1Alfandega_da_Fe_Vila_educadora_PT-01_1Desperdício   logo2020_GG_ELOGE     Selo_Qualidade_Sénior_FINAL_page-0001Logo_PDAM_ano2019-05_(1)