Passar para o Conteúdo Principal

siga-nos facebook_icon play_icon instagram_icon

Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã

Exposição 'Namorar Portugal'

2023/02/17 a 2023/03/10
Namorar portugal fb 1 1024 2500

Exposição ❤️ 𝑵𝒂𝒎𝒐𝒓𝒂𝒓 𝑷𝒐𝒓𝒕𝒖𝒈𝒂𝒍 ❤️
Deixe-se apaixonar por esta exposição criativa inspirada nos tradicionais lenços dos namorados de Vila Verde (Minho).
Para visitar no CIT - Sambade/Alfândega da Fé de 17 de fevereiro a 10 de Março.


Génese: Lenços Namorar Portugal

Namorar Portugal é a materialização contemporânea de um ícone carismático do artesanato português: o Lenço de Amor ou de Pedido.
Com origem no século XVIII, os Lenços de Amor são panos de linho ou algodão, alegremente bordados, com motivos florais, símbolos amorosos (coração, pássaros a voar, chaves) e mensagens em quadras num português arcaico, não raras vezes com erros ortográficos, evidenciando a falta de escolaridade das autoras.

Quem os bordava eram raparigas simples dos meios rurais da região do Minho, no norte de Portugal, declarando o seu amor através desta forma de código. Secretamente, faziam chegar o lenço ao amado e se este o usasse em público, ora na lapela, ora ao pescoço, ora ainda preso à cintura, era sinal que o amor era correspondido, começando assim o namoro...

Dezenas são os exemplares extraordinários destes Lenços que chegaram aos nossos dias, traduzindo até fenómenos sociais marcantes como a emigração para o Brasil, registado no início do século XX, que afetou particularmente o Minho: 'Meu Manel bai pró Brasil/ Eu tamém bou no bapor/ guardada no coraçon/ Daquele qué meu Amor'.

Uma tradição tão forte, que expressa sentimentos intemporais chegou pujante aos nossos dias. Um produto cultural, vibrante e inspirador, a ponto de ter gerado uma marca complexa, com efeito 'umbrella', catalisadora da economia e da atividade turística de um dos berços dos Lenços de Amor: o concelho de Vila Verde, situado em pleno coração do Minho.

Em 2008, o Município de Vila Verde registou Namorar Portugal como marca para dar nome a eventos e produtos inspirados nos motivos dos Lenços de Pedido e na temática amorosa. Dos mais clássicos aos mais modernos e arrojados, da joalheira ao artesanato, do mobiliário ao têxtil, passando pela indústria agroalimentar, pelo calçado e acessórios de moda, entre muitos outros, são centenas de produtos distintos e diversificados, com vários usos e feitios.

Nesta mostra da Coleção Namorar Portugal poderá partilhar da magia das mensagens de Amor e apreciar um universo variado de produtos que primam pela criatividade e inovação.

  • logotipo compete
  • wiremaze logotipo

imagem

CaptureMunicipio_de_Excelência-1Alfandega_da_Fe_Vila_educadora_PT-01_1Desperdício   logo2020_GG_ELOGE     Selo_Qualidade_Sénior_FINAL_page-0001Logo_PDAM_ano2019-05_(1)