Passar para o Conteúdo Principal

siga-nos Facebook Alfândaga da Fé Youtube 

Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã

Alfândega da Fé volta a ser Polo da Bienal Internacional de Arte de Gaia

Bigaia2 1 1024 2500
17 Mar '21

A Casa da Cultura Mestre José Rodrigues, em Alfândega da Fé, volta a ser um dos espaços expositivos da Bienal Internacional de Arte de Gaia que junta centenas de artistas de diversas nacionalidades e obras de diversas expressões.

 

Com abertura durante o mês de abril, a mostra no polo de Alfândega da Fé vai contar com obras de 24 artistas e com a curadoria do artista plástico António Franchini e da chefe da Divisão de Cultura do Município Ana Margarida Duque.

Entre os artistas que integram a Exposição neste polo, está um dos fotógrafos de rock mais influentes do Reino Unido. Michael Spencer Jones é responsável pela criação de algumas das capas de arte mais icônicas da história recente do rock britânico, nomeadamente dos álbuns dos Oasis, The Verve ou dos U2 e vai estar presencialmente em Alfândega da Fé, se a pandemia assim o permitir.

A este icónico nome, juntam-se outros oriundos de vários países, como Brasil, Espanha, Canadá, Moçambique e Chile e com eco no panorama artístico nacional e internacional, como é o caso do artista plástico e escritor Valter Hugo Mãe, entre outros. Há ainda um artista natural do concelho que fará parte do elenco do polo da Exposição da BIAGaia em Alfândega da Fé. Premiado pelos seus trabalhos enquanto fotojornalista e autor da exposição “O Fim da Linha”, Nuno Pinto Fernandes vai apresentar-se pela primeira vez neste evento.

Através desta parceria com a Bienal Internacional de Arte de Gaia, a autarquia alfandeguense pretende reforçar a sua dinâmica cultural, destacando-se como um importante centro de cultura no coração do nordeste transmontano. Recorde-se que Alfândega da Fé acolhe outras manifestações artísticas de relevância internacional e interculturais, como é o caso do Festival Sete Sóis Sete Luas e do Festival PAN - Encontro e Festival Transfronteiriço de Poesia, Património e Arte de Vanguarda em Meio Rural.

Sendo esta Bienal dedicada às causas, a autarquia vai integrar a abertura da exposição no programa de comemorações do 25 de abril.

Coletivo de Artistas:
1- ALINE SETTON | CANADÁ
2 - ILIDIO CANDJA | MOÇAMBIQUE
3 - CRIS VILLEGAS | ESPANHA
4 - MARAMGONI | BRASIL
5 - FERNANDA EVA | BRASIL
6 - ANA ALLEN
7 - ANA MONTEIRO
8 - IVAN POSTIGA
9 - REGINA RAMOS
10 - PEDRO COUTINHO
11 - DANIELA PINHEIRO
12 - JULIANA RIBEIRO
13 - FRANCISCO BADILLA | CHILE
14 - MARIANA PEREIRA
15 - CASSANDRA PEREIRA
16 - MARTA VILARINHO
17 - DIOGO JESUS
18 - SABINA COUTO
19 - DANIELA RIBEIRO
20 - DIOGO GOIS
21 - VALTER HUGO MÃE
22 - NELSON MARMELO
23 - MICHAEL SPENCER JONES | REINO UNIDO
24 - NUNO PINTO FERNANDES

  • logotipo compete
  • wiremaze logotipo

imagem

CaptureCIG_web_Banner_Menção_HonrosaAlfandega_da_Fe_Vila_educadora_PT-01_1Logo_PDAM_ano2019-05_(1)Desperdício   EIC_-_ISO_9001_-_Qualidade_Entidade_Certificada_IPAC     EIC_-_ISO_14001_-_Ambiente_Entidade_Certificada_IPAC     EIC_-_OHSAS_18001_NP_4397_-_Segurança_e_Saúde_do_Trabalho_Entidade_Certificada_IPAC     logo2020_GG_ELOGE Selo_Qualidade_Sénior_FINAL_page-0001