Programa de Combate ao Insucesso Escolar faz acompanhamento personalizado a alunos de maior risco

22 Fev '21

A equipa do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso e Abandono Escolar (PIICIE) do Município de Alfândega da Fé está a realizar ações individuais de acompanhamento a alunos do concelho com maior risco de abandono ou insucesso escolar. O objetivo é acompanhar os alunos em situação de maior vulnerabilidade, ajudando-os a ultrapassar dificuldades de aprendizagem mas também sociais e, por vezes familiares que afetam o sucesso educativo e o percurso formativo dos alunos.
Uma das áreas de intervenção mais requisitadas durante 2020 foi o apoio no ensino à distância uma realidade ainda presente este ano. Paralelamente a equipa presta apoio psicológico e de psicomotricidade, faz acompanhamento familiar e tutoria, tendo acompanhado 38 alunos no ano passado.

Este trabalho é realizado desde 2018, altura em que se deu início ao programa de combate ao insucesso escolar. Desde então o número de alunos com níveis negativos tem vindo a diminuir, passando de 74 no ano letivo anterior ao início do projeto (2016/2017) para 35 no final do ano letivo 2019/2020. Este decréscimo é acompanhado pela diminuição da taxa de retenção e desistência quer no ensino básico quer no ensino secundário.

Recorde-se que este projeto está a ser implementado por uma equipa multidisciplinar que atua nas áreas da educação, social, da saúde, da psicologia e da sociologia. Um investimento de mais de 350 mil euros na educação do concelho que está a gerar um impacto positivo na comunidade escolar, melhorando as condições do ensino, aprendizagem e desenvolvimento integral das crianças e jovens de Alfândega da Fé. Entre as atividades realizadas estão também ações de capacitação para pais e encarregados de educação e restante comunidade escolar.

piicie_em_revista_2020_page_0001
piicie_em_revista_2020_page_0002