Em Alfândega da Fé está a ser implementado um programa de combate ao insucesso escolar. Em causa está o combate às elevadas taxas de desistência e retenção no sistema de ensino a nível local, que a autarquia espera reduzir com este projeto em pelo menos 25%. No total mais de 350 mil euros vão ser investidos em educação, co-financiados a 85% pelos fundos comunitários.
É com o objectivo de melhorar o sucesso educativo das crianças e jovens do concelho, privilegiando um acompanhamento personalizado e multidisciplinar, que a autarquia, em parceria com o Agrupamento de Escolas, CPCJ e outras entidades locais está a desenvolver desenvolver as operações “Equipa Multidisciplinar” e “Dinamização das Atividades Extracurriculares” que pertencem ao “Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso e Abandono Escolar”(PIICIE). A iniciativa insere-se numa estratégia nacional de promoção do sucesso escolar e que a Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os-Montes (CIM-TTM) concretizou com candidaturas ao Portugal 2020 do projeto PIICIE de Terras de Trás-os-Montes. Alfândega da Fé é um dos municípios abrangidos, contando agora com um programa de intervenção para três anos.
De entre as ações previstas estão a realização de sessões de sensibilização, a criação de um gabinete de apoio aos alunos, a dinamização de actividades lúdico-didácticas e a organização de visitas de estudo e outras ações em contexto escolar. A intervenção passa ainda pelo acompanhamento personalizado dos alunos com dificuldades de aprendizagem, falta de assiduidade, risco de abandono escolar ou com comportamentos de risco, atuando preventivamente e promovendo medidas de integração e inclusão desses alunos na escola.
Este projecto vai ser implementado por uma equipa multidisciplinar que atuará nas áreas da educação, social, da saúde, da psicologia e da sociologia O investimento de mais de 350 mil euros na educação do concelho vai gerar um impacto positivo na comunidade escolar, melhorando as condições do ensino, aprendizagem e desenvolvimento integral das crianças e jovens de Alfândega da Fé.