Passar para o Conteúdo Principal

siga-nos Facebook Alfândaga da Fé Youtube Flickr

Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã

Guia Turístico

Diapositivo1

Fundado por D. Dinis em 1294, o concelho tem cerca de 320 Km², repartidos entre a Serra de Bornes, os planaltos de Alfandeguinha e Vilarchão-Parada, o vale do rio Sabor e o vale da Vilariça. Assente numa colina a 575 m de altitude, Alfândega da Fé conserva traços e encantos próprios do Nordeste Transmontano.

Com perto de 2 mil habitantes é uma vila airosa e moderna, mas onde os traços do passado nos surpreendem em cada canto. Não perca a deslumbrante vista no Miradouro do Castelo, passeie pelas estreitas e sinuosas ruas, onde surgem casas típicas que sobreviveram aos tempos, edifícios religiosos ou a peculiar Torre do Relógio.

Aproveite o passeio e acompanhe o traço de contemporaneidade patente no museu ao ar livre composto por esculturas, painéis de azulejos e até grandes murais executados em espaços especialmente seleccionados para tal, de artistas plásticos consagrados. As obras de Arte estão distribuídas por vários locais
públicos e podem ser apreciadas à medida que vai visitando outros elementos identificativos da sede do concelho.

Pare na Casa da Cultura Mestre José Rodrigues e visite a exposição patente na Galeria Manuel Cunha deste espaço cultural. Daqui siga até ao jardim Cândido Mendonça, espaço que conserva um típico Coreto. Bem próximo situa-se o Parque Verde, outro dos sítios naturais de eleição no concelho. Este espaço público iniciado nos anos 90 do século passado e concluído em 2013, dispõe de um lago biológico ornamental e diversos equipamentos de lazer e bem-estar, para além de algumas peças artísticas que convivem particularmente bem com o entorno ambiental.

Aventure-se pelos montes e vales porque há muito para descobrir por terras de Alfândega da Fé, santuários repletos de espiritualidade e arte, solares e cruzeiros que atestam as origens ancestrais, produtos de uma qualidade sem par e gente, gente de sorriso franco e hospitaleira que espera por si em qualquer altura do ano!

Guia Turístico

  • Pontos Turísticos na Vila

    GUIA TURISTICO 2019_C1

  • Pontos Turísticos no Concelho

    GUIA TURISTICO 2019_P1

  • logotipo compete
  • wiremaze logotipo

imagem

CaptureCIG_web_Banner_Menção_HonrosaLogo_PDAM_ano2019-05_(1)EIC_-_ISO_9001_-_Qualidade_Entidade_Certificada_IPAC     EIC_-_ISO_14001_-_Ambiente_Entidade_Certificada_IPAC     EIC_-_OHSAS_18001_NP_4397_-_Segurança_e_Saúde_do_Trabalho_Entidade_Certificada_IPAC